Avenida Cel. Colares Moreira, Retorno do Calhau, Centro
Empresarial Vinícius de Moraes, 12º andar, sala 1208. São Luís-MA. (98) 9971-8271 / (98) 8737-7933 / (98) 3256-7933.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A entrevista de Jesus (Parte VI) - JESUS, O CONSELHEIRO ESPIRITUAL ENCONTRA JOÃO BATISTA

DR ERIVELTON LAGO - O ADVOGADO QUE ENTREVISTOU JESUS CRISTO NA NOITE QUE ANTECEDEU A SUA PRISÃO E SUA MORTE - (PARTE VI)



Advogado Erivelton: E então, você vai se entregar aos soldados? Se eu fosse você eu fugiria. Não adianta se entregar às autoridades o tratamento é sempre o mesmo. O suspeito se entrega e mesmo assim será punido igual aos que fogem.
JESUS: Sei disso. Sei que a espera está me esgotando. Eu preferiria falar, lutar, agir...Em vez disso, viro a cabeça e os ouvidos ao menor ruído, esperando o tinido das armas. Não tenho pressa de morrer, não, mas eu gostaria de parar de esperar. Prefiro a morte à agonia. Fico a pensar: Porque os soldados demoram tanto se a distância entre o templo e o monte das oliveiras é tão curto?
Advogado Erivelton: Você se sente como um animal ou um pássaro acuado?
JESUS? Pássaro!? Nem isso. A raposa têm suas tocas, os pássaros do céu têm seus ninhos, e eu, eu não tenho sequer um lugar onde repousar a minha cabeça.
Advogado Erivelton: Bem que eu poderia defender você.
JESUS: Obrigado. Meu Advogado não é desse mundo.
Advogado Erivelton: Sobre o seu desmaio na hora em que João anunciou você no rio Jordão, como ficaram as coisas depois?
JESUS: Acordei aturduado. André e Simão me crivaram de perguntas. Quem eu era? O que eu havia feito até então? Por que João me havia designado como o Eleito? Por que eu me fazia passar por um simples peregrino? Se eles podiam me seguir? Consagrar-me suas vidas?
Advogado Erivelton: O que você respondeu para eles?
JESUS: Respondi para eles o seguinte: Eu não sou nada. Não compreendo o que João disse. Sou apenas um mau carpinteiro e um mau crente que vem de Nazaré.
Advogado Erivelton: Você nasceu em Nazaré?
JESUS: Não. Na verdade nasci em Belém, mas é uma história um pouco complicada...estava escrito, Miguel anunciou: “O Messias sairá de Belém”. As pessoas confundem isso.
Advogado Erivelton: Você é descendente de Davi?
JESUS: Não.
Advogado Erivelton: Você tem certeza?
JESUS: Quer dizer...Há uma velha lenda que circula na família ...que diz...mas, enfim, sejamos sérios! Você conhece alguma judia da palestina que não pretenda descender diretamente de Davi?
Advogado Erivelton: Sinceramente, não conheço com muito detalhe a história do povo hebreu. Contudo, sei que o Rei Davi viveu como um grande herói, a começar pela vitória sobre o gigante filisteu. Muito bem, voltando ao mergulho no Rio Jordão, depois daquele dia tudo mudou. O que você fez a partir daí?
JESUS: Sei que a partir daquele dia eu devia me afastar do falatório, das influências. Após meus trinta anos, todo mundo tinha uma opinião sobre o meu destino, menos eu. Esmagado pelos conselhos, perdido no meio de cem caminhos diagnosticado como muito piedoso por uns e ímpio por outros, reconhecido, ignorado, pressionado, parado, chamado, retido, adorado, insultado, caçoado, venerado, ouvido, desprezado, interpelado, eu não era mais um homem, mas um albergue vazio no cruzamento das estradas onde cada um chegava com seu caráter, suas bagagens e suas convicções. Eu só repercutia o barulho dos outros. Fugi.
Advogado Erivelton: Por falar em fugir, porque você não foge agora? Os soldados de Roma estão para chegar aqui no jardim das oliveiras.
JESUS: Fugir?! Eu já fugi muito. Já me embrenhei em terras ocultas, lá onde não há mais homens, onde não a vegetação é natural, selvagem, pobre, onde os pontos de água são raros, lá onde não corre mais riscos de encontros. Quando eu falo fugir é a fuga para o nada...para o deserto. No deserto, eu só desejava encontrar uma pessoa: Eu. Lá eu esperava me encontrar, me descobrir no fim daquela solidão. Se eu era mesmo alguém ou alguma coisa, eu devia aprender.
Advogado Erivelton: Você se encontrou?
JESUS: No início, eu não achei nada. Só experimentava sentimentos impessoais; a irritação, o cansaço, a fome, o medo do dia seguinte...Então, após alguns dias, as sujeiras das últimas semanas se afastaram, os hábitos frugais se instalaram, voltei a ser o menino de Nazaré, aquela espera pura da vida, aquele amor de cada instante, aquela adoração por tudo que existe.
Advogado Erivelton: Depois da permanência no deserto você se sentiu melhor?
JESUS: Sim, me senti melhor, mas estava muito decepcionado. Passei a refletir comigo mesmo que a essência do homem é o menino. A melhor parte da nossa vida é a infância. Percebi que o tempo só acrescenta no homem barba, pelos, preocupações, brigas, tentações, cicatrizes, fadiga e nada mais.
Advogado Erivelton: Então eu posso dizer que depois que você voltou do deserto caiu no mundo real?
JESUS: Sim. A queda que mudou a minha vida. Que me fez balançar. Mudei de consistência. Fiquei menos pesado. Acabei flutuando. Me tornei ar. Passei a compreender tudo. Ganhei confiança absoluta. Me encontrei dentro de mim mesmo. Me encontrei sozinho dentro de mim...aí pude conversar comigo mesmo e me entender. Eu estava bem. Eu não tinha mais sede nem fome. Nenhuma tensão me torturava. Eu experimentava a saciedade essencial. Na verdade eu não tinha encontrado a mim mesmo no fundo do deserto. Eu encontrei DEUS.
Advogado Erivelton: Experiência emocionante. E depois disso quem foi você?
JESUS: Desde então, a cada dia eu refiz a minha viagem interior. Eu passei a escalar no meu interior. Mergulhei no interior de mim, pois lá eu passei a encontrar DEUS. Lá eu descobri segredos. Lá eu passei a me jogar nos braços de DEUS. Lá o tempo demora passar.
Advogado Erivelton: O que há dentro de você? Deus ou você mesmo?
JESUS: Há em mim mais que eu. Há em mim um eu que não sou eu, mas que não me é estranho. Há em mim um todo que me ultrapassa e me constitui, um todo desconhecido de onde parte todo o conhecimento, um todo incompreensível que torna possível toda a compreensão, uma unidade da qual eu derivo, um Pai do qual eu sou Filho.
Advogado Erivelton: Então, no deserto você descobriu ser verdadeiramente Filho de Deus?
JESUS: Sim. Mas aconteceu uma coisa que me colocou novamente em dúvida sobre essa minha verdade descoberta e minha relação com Deus.
Advogado Erivelton: O que aconteceu? Me conte.
JESUS: No Trigésimo nono dia no deserto, decidi voltar para junto dos homens. Lá eu já tinha encontrado muito mais do que eu esperava. Precisava voltar à realidade do rio Jordão. Contudo, no caminho encontrei uma serpente morta na terra. Podre, com a boca cheia de formigas. Contudo, ela parecia me olhar e me fazer chacota. Aí um pensamento veio na minha cabeça: será que o diabo me iludiu? Será que todos esses 39 dias no deserto foi mera ilusão que o demônio criou na minha mente?
Advogado Erivelton: Você resolveu passar a quadragésima noite no deserto. Essa última noite fez você mudar tudo o que compreendeu antes de ver a serpente morta?
JESUS: Sim, fiquei confuso novamente. Aquela foi a noite de todas as inversões. Tudo aquilo que me parecias claro tornou-se obscuro para mim.
Advogado Erivelton : Que pena! Então você passou a ter uma batalha consigo mesmo e uma batalha com o demônio? É isso?
JESUS: Sim, isso mesmo. Ali onde eu tinha visto o bem, eu percebia o mal. Quando eu tinha acreditado marcar um dever, eu suspeitava da minha vaidade, da minha arrogância, da minha presunção. Como eu podia acreditar que estava em relação direta com Deus? Quanta presunção, pensava eu.
Advogado Erivelton: Acho que já passei por isso. Às vezes acreditamos que estamos falando com Deus e logo em seguida nos perguntamos: Quem sou eu para falar diretamente com Deus?
JESUS: Isso mesmo. Eu fiquei a pensar na quadragésima noite no deserto: Como eu podia ter a clara sensação de discernir o que é justo do que é injusto? Não seria apenas uma ilusão? Com eu podia me atribuir o direito de falar diretamente com Deus? Não era pretensão? Será que eu não ia sair do deserto e tomar o caminho da impostura e colocar as outras pessoas na minha prevaricação? Será que tenho esse direito de trazer as pessoas para essa minha crença?
Advogado Erivelton: Você obteve respostas para estas indagações?
JESUS: Sinceramente?
Advogado Erivelton? Sim!
JESUS: Respondo a você: Eu nunca tive respostas para estas perguntas. Simplesmente, na manhã do quadragésimo dia, eu fiz uma aposta. Fiz a aposta de acreditar que minhas quedas e minhas meditações me conduziam a Deus e não a satanás. Eu fiz a aposta de acreditar que tinha alguma coisa boa a fazer. EU FIZ A APOSTA DE ACREDITAR EM MIM.
Advogado: Sei que apostar em si mesmo é uma aposta aparentemente fácil. Contudo é uma das mais difíceis apostas que se faz na vida. Pergunto: Você fez durante a vida alguma aposta mais grave do que esta de acreditar em si mesmo?
JESUS: Sim, a mais insensata aposta que fiz na minha vida foi a aposta que, esta noite, neste jardim onde estamos agora, me faz esperar e desejar a minha morte. No dia do meu batismo eu apostei alto. Passei a ser o enviado. Passeia ser o messias. O filho de Deus. André e Simão me abraçavam e se ofereciam para me seguir. Os dias que se seguiram foram os mais felizes da minha vida. Nunca suspeitei das conseqüências dessa felicidade. Percorríamos a Galiléia verde, fresca, frutífera


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

  1. A Entrevista de Jesus (Parte I) - O JULGAMENTO DE JESUS PELO SINÉDRIO
  2. A entrevista de Jesus (Parte II) - A INFÂNCIA DE JESUS, AS TRAVESSURAS DO MENINO E A MORTE DE JOSÉ
  3. A entrevista de Jesus (Parte III) - JESUS E REBECA
  4. A entrevista de Jesus (Parte IV) - A JUSTIÇA E A MORTE
  5. A entrevista de Jesus (Parte V) - O ENCONTRO DE JESUS COM DEUS
  6. A entrevista de Jesus (Parte VI) - JESUS, O CONSELHEIRO ESPIRITUAL ENCONTRA JOÃO BATISTA
  7. A entrevista de Jesus (Parte VII) - JESUS E AS MULHERES NA SUA PEREGRINAÇÃO
  8. A entrevista de Jesus (Parte VIII) - É PRECISO AMAR TAMBÉM AQUELES QUE NÃO NOS AMAM
  9. A entrevista de Jesus (Parte IX) - OS MILAGRES DE JESUS
  10. A entrevista de Jesus (Parte X) - JUDAS, O DISCÍPULO AMADO
  11. A entrevista de Jesus (Parte XI) - JESUS NO PALÁCIO DE HERODES
  12. A entrevista de Jesus (Parte XII) - NÃO HÁ AMOR MAIOR DO QUE DAR A VIDA POR SEUS AMIGOS
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

0 comentários:

Postar um comentário

Agenda