Avenida Cel. Colares Moreira, Retorno do Calhau, Centro
Empresarial Vinícius de Moraes, 12º andar, sala 1208. São Luís-MA. (98) 9971-8271 / (98) 8737-7933 / (98) 3256-7933.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Entrevista de Jesus (Parte I) - O JULGAMENTO DE JESUS PELO SINÉDRIO

DR. ERIVELTON LAGO - O ADVOGADO QUE ENTREVISTOU JESUS CRISTO NA NOITE QUE ANTECEDEU A SUA PRISÃO E SUA MORTE - (PARTE I)


Na atualidade, muito se discute acerca das eventuais influências filosóficas que propugnaram pelo surgimento da ideia de direitos humanos. Sem querer adentrar esse mérito, é importante dizer, todavia, que a tônica do respeito ao ser humano encontra ressonância no âmago da mensagem cristã.

A trajetória de Jesus, já no seu tempo, foi responsável por grandes controvérsias entre aqueles que se proclamavam os detentores do saber no campo do Direito Hebraico, e, para ser mais específico, entre os doutores de uma lei eterna e imutável, a qual fundamentava-se na crença de uma revelação divina. Neste contexto, foram notórios os conflitos ideológicos resultantes travados com alguns fariseus que acompanhavam a jornada messiânica de Jesus.
Afinal, Jesus viveu num momento conturbado na trajetória de sua nação. A presença estrangeira, o nacionalismo dos zelotes, a guerrilha dos sicários. A aristocracia dos saduceus. A sabedoria religiosa dos fariseus. A sabedoria de Jesus explícita nessa entrevista nas horas que precederam a sua prisão e a sua morte.Advogado Erivelton: Jesus, eu gostaria de ser o seu Advogado, entretanto, sei que não posso, pois o seu advogado é o seu próprio pai. De qualquer modo, vim aqui com o intuito de, pelo menos, entrevistá-lo. Posso?

O JULGAMENTO DE JESUS PELO SINÉDRIO

JESUS: Sim, você pode me entrevistar, podemos conversar um pouco antes que eles cheguem para me prender

Advogado Erivelton: Eu gostaria que você falasse sobre Israel, sobre essa terra tão cobiçada

JESUS: Israel é uma terra de oliveiras, de pedras, de estrelas e de pastores, uma terra onde as tâmaras secam sobre a palha dos celeiros, uma terra de angústia onde os corações amadurecem à espera do salvador, uma terra de laranja, de limão e de esperança. Israel é meu jardim, o jardim onde nasci este mesmo jardim onde em breve vou morrer

Advogado Erivelton: Como você sabe que vai morrer?

JESUS: Eu sei, dentro de algumas horas eles virão me buscar. Eles já se preparam. Os soldados limpam as suas armas. Os mensageiros se espalham nas ruas escuras para convocar o tribunal. O Marceneiro acaricia a cruz sobre a qual, sem dúvida, vou sangrar bastante amanhã. As bocas cochicham, Jerusalém inteira já sabe que vou ser detido.

Advogado Erivelton: Vão surpreender você?

JESUS: Eles pensam que vão me surpreender, mas eu os espero. Eles procuram um acusado, encontrarão um cúmplice

Advogado Erivelton: O que você pede a Deus nessa hora?

JESUS: Peço que Deus faça com que eles sejam moderados comigo; que Deus os tornem tolos, violentos e diligentes. Quero que Deus me Poupe do cansaço de ter que os excitar contra mim! que eles me matem depressa! e de maneira precisa.

Advogado Erivelton: Por que isso está acontecendo com você? O que foi que você fez de tão grave para ser preso?

JESUS: Certo, eu bem que poderia estar por aí, esta noite, a festejar numa taberna, em meio aos tantos peregrinos, de meu país, como todo judeu na Páscoa. Contudo, estou aqui, quando poderia estar retornando domingo a Nazaré com a alegria tranqüila do dever cumprido.

Advogado Erivelton: Qual é a acusação contra você?

JESUS: O sinédrio me acusa de blasfêmia ou heresia. O Pretório Romano me acusa de sedição. Os romanos acham que eu sou uma pessoa sediciosa em potencial, alguém capaz de liderar uma insurreição contra a presença das forças de Roma no território da Judéia. Já o sinédrio me acusa de blasfêmia pelo fato de eu dizer que sou Filho de Deus, o messias de Israel.

Advogado Erivelton: Você já sabe a composição do Sinédrio, o Tribunal do Júri religioso?

JESUS: Eu sei que o Tribunal é composto por 71 anciãos comandado por Caifás que certamente irá me interrogar. Já me certifiquei de tudo

Advogado Erivelton: O que você vai responder a Caifás?

JESUS:: Tudo vai depender do que ele me perguntar

Advogado Erivelton: Eu acho que Caifás vai querer conhecer primeiro a essência doutrinária que fundamenta a sua pregação, pois no momento você é o mais célebre dentre os Galileus

JESUS: Eu sempre ensinei nas sinagogas e no templo, onde se reúnem todos os judeus; nada falei às escondidas. Por que ele irá me perguntar sobre minha doutrina se falei abertamente ao mundo?

Advogado Erivelton: Jesus, interrogatório é isso. Eles perguntam sobre os fatos, sobre sua vida pregressa, residência, meio de vida, profissão, dados sociais e oportunidades sociais

JESUS: A nossa lei é mais objetiva, vão entrar direto no assunto e me forçar a confessar crime contra Roma ou blasfêmia contra a lei de Israel

Advogado Erivelton: Você tem o direito de ficar calado
JESUS Pois é, eu vou mandar eles perguntarem aos que me ouviram falar, eles sabem o que eu disse


Advogado Erivelton: Ficar calado diante dos Juízes no momento de um interrogatório pode ser interpretado por eles como sinal de arrogância. Eles podem esbofeteá-lo
JESUS: Eles não irão me bater pelo meu silêncio, mas pelas minhas palavras sobre a verdade e o bem
Advogado Erivelton: Se você falar, o que dirá aos sacerdotes se eles perguntarem se realmente você é o Messias filho do bendito Deus?
JESUS: Responderei que eu sou, pois todos irão ver o filho do homem sentado à direita do poderoso e vindo com as nuvens do céu
Advogado Erivelton: Essa resposta é uma confissão de blasfêmia aos ouvidos do Sinédrio. Você não pode responder dessa forma, pois é condenação certa
JESUS: O que houver de ser será
Advogado Erivelton: Você sabe que vai ser interrogado por Herodes Antipas.
JESUS: Sei, até já estive com ele certa oportunidade
Advogado Erivelton: junto com Herodes deverão estar os chefes dos Sacerdotes e os Escribas, o que você dirá a eles?
JESUS: diante deles me manterei em absoluto silêncio
Advogado Erivelton: Você sabia que no interrogatório criminal o silêncio poderá ser interpretado como atitude de desprezo pela figura do seu interlocutor?

0 comentários:

Postar um comentário

Agenda