Avenida Cel. Colares Moreira, Retorno do Calhau, Centro
Empresarial Vinícius de Moraes, 12º andar, sala 1208. São Luís-MA. (98) 9971-8271 / (98) 8737-7933 / (98) 3256-7933.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

11 DE AGOSTO DIA DO ADVOGADO



“Senhor meu Deus, não deixes que nenhum advogado tenha fome, cometa crime ou esteja na prisão. Todo advogado é bom, a vida é que às vezes é má, perdoa-lhes no seu dia e em todos os dias de suas vidas. Senhor, perdoa aos que errarem. Ensina os homens a perdoar-lhes e a querer-lhes bem. Senhor, abençoa a todos os advogados, amém.”

O dia 11 de agosto é o dia do advogado, por isso resolvi fazer uma homenagem a esses heróis, meus colegas e meus amigos de luta, lembrando que o advogado deve exercer sua profissão com independência, honradez, probidade, seriedade, honestidade, entre outros fatores, de modo a conquistar a confiança das pessoas (clientes), autoridades (o que ocorrerá pela forma de se comportar, pela apresentação de seus trabalhos e pela imposição dura de sua condição profissional de advogado. 

Em virtude da sua profissão, o advogado torna-se um verdadeiro psicólogo. Aconselha o cliente, conversa com ele de modo a acalmar os seus ânimos e procura resolver a questão que lhe foi confiada. O cliente, por sua vez, termina levando ao advogado as suas confidências íntimas, particulares e familiares. O advogado deve ouvir atentamente e dar a ele uma voz de conforto, de atenção, de consolo, de coragem na preservação de seu direito.

Não existe uma regra legal impondo a veste do advogado ou da advogada. Todavia, é praxe que em audiência os advogados estejam de paletó e gravata e as advogadas de saia de comprimento médio (até os joelhos), ou vestidos de beca. Em virtude da profissão, impõe-se que o advogado esteja sempre bem vestido, o que causa boa impressão ao cliente.

O advogado deve se acostumar a ter em seu escritório ou na sua residência a sua biblioteca que é o seu grande patrimônio cultural. Deve, também, se acostumar a ler e levar o livro consigo às audiências, em sessões do júri etc. O livro é insubstituível em vários aspectos, apesar do Google.

Nunca deve o advogado patrocinar uma causa injusta: a isso se impõem a honra e a consciência.
O advogado não deve defender uma causa, ainda que justa, por meios injustos e ilícitos. As defesas devem ser verídicas, sinceras e respeitosas. O advogado é obrigado a estudar as peças do processo, a fim de tirar delas os argumentos mais eficazes para a defesa de suas causas, e isto com tanto cuidado como as tratasse de seus próprios interesses.

Os advogados têm um juramento que é feito logo na ocasião da colação em direito que nunca deve ser esquecido: “prometo que no exercício das funções de meu grau, sempre respeitarei os princípios da honestidade, patrocinando o direito, realizando a justiça, preservando os bons costumes, e nunca faltando à causa da humanidade“.

Por fim, lembro a todos nós que Santo Ivo, o padroeiro dos advogados, deixou para todos os advogados, os seguintes mandamentos: "Para lograr êxito em sua defesa, o advogado deve implorar o auxílio de Deus, primeiro protetor da justiça." O advogado merece censura se ele se encarrega de processos que ultrapassem seus talentos ou suas forças, ou se ele prevê que o tempo lhe faltará para preparar a defesa de sua causa.Se, por demoras ou por sua negligência, o advogado perde seu processo, ou acarreta prejuízo para o cliente, é obrigado a indenizá-lo. Da mesma maneira, está obrigado à restituição, se lhe causar despesas supérfluas.

A justiça e a probidade devem ser as duas companheiras do advogado: ele deve amá-las como a menina de seus olhos. 

Colegas advogados, parabéns esse dia.

1 comentários:

  1. Os advogados têm um juramento que é feito logo na ocasião da colação em direito que nunca deve ser esquecido: “prometo que no exercício das funções de meu grau, sempre respeitarei os princípios da honestidade, patrocinando o direito, realizando a justiça, preservando os bons costumes, e nunca faltando à causa da humanidade“.

    ResponderExcluir

Agenda