Avenida Cel. Colares Moreira, Retorno do Calhau, Centro
Empresarial Vinícius de Moraes, 12º andar, sala 1208. São Luís-MA. (98) 9971-8271 / (98) 8737-7933 / (98) 3256-7933.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O QUARTO PODER: Você está sendo bem informado ou BEM ENGANADO!



Sabemos que a imprensa é conhecida como sendo o "quarto poder", isso porque ela tem um papel importantíssimo no Estado Democrático de Direito. Sabemos que a liberdade de pensamento, de opinião, de expressão e de imprensa é fundamental. É por isso que esta liberdade é a primeira vítima dos regimes totalitários de qualquer tendência em qualquer parte do mundo dito civilizado. Por outro lado, é importante que a imprensa e a mídia não estejam concentradas nas mãos de apenas alguns setores da sociedade, para que não se transformem em porta-vozes exclusivos de determinados grupos ou segmentos. A imprensa deve ser veículo de opinião e expressão de todas as pessoas, de toda sociedade, e não de apenas uma parcela desta.

É muito importante ler a notícia. Mas é muito mais importante saber porque recebemos esta notícia. Devemos perguntar, por exemplo, (por que esta ou aquela notícia está na primeira página?). É bom ler os jornais, mas é melhor saber o que pensam os donos dos jornais. Por que ele quer que leiamos determinada notícia? Muitas vezes determinado rádio, determinado canal de TV ou jornal escrito informa apenas o que quer informar, o que é conveniente informar. Uma boa maneira de se enfrentar esta situação é, além de conhecer a fonte da informação, variar, ouvir o que os outros comunicadores, caso existam, têm a dizer.

Entendo que é muito importante a informação em si mesma, contudo, é mais importante, ainda, o conhecimento de sua fonte. Por fim, se você só ouve determinada emissora de rádio, assiste somente determinado canal de TV e pensa que está sendo bem informado, cuidado você pode está sendo BEM ENGANADO.

0 comentários:

Postar um comentário

Agenda